Psicoterapia
O que significa a psicoterapia?
A psicoterapia é um método de tratamento em que o Psicólogo se utiliza de técnicas e de instrumentos para atender as demandas solicitadas. Neste caso, a psicoterapia seria um modo de lidar com dificuldades práticas e/ou existenciais em que os sujeitos se encontram. Os sofrimentos podem assumir diversas formas: transtornos psicopatológicos, psicossomáticos, existenciais, conflitos interpessoais. A Psicoterapia pode ainda ser uma forma de autoconhecer-se. Muitos sujeitos chegam à clínica com objetivo de conhecer mais sua subjetividade e suas formas de ser e de estar no mundo. Portanto, a Psicoterapia oferece uma oportunidade de conhecer-se e de modificar os padrões comportamentais e existenciais.
Quais as principais demandas para Psicoterapia?
As principais demandas para Psicoterapia são:
Tratamento para transtorno de pânico, fobias, transtornos de personalidade, depressão, trauma, transtornos alimentares, estresses pós-traumáticos, dentre outros.
Conflitos pessoais, conjugais, familiares, em suma, conflitos interpessoais também são comuns de serem trabalhados em psicoterapia.
Outras demandas de psicoterapia são crises existenciais, como luto, crises profissionais, dificuldades na puberdade, menopausa, envelhecimento, vida adulta, dentre outros.
Psicoterapia só é indicada em casos graves?
Acreditar que a Psicoterapia só é útil em casos graves é um mito. Precisamos entender que a psicoterapia é útil em vários casos, seja os mais graves ou não.
Existe várias abordagens quando falamos de Psicoterapia?
Sim. As três grandes correntes da Psicologia são Psicanálise, Humanismo e Terapias Comportamentais. Antes de procurar um psicoterapeuta é importante que você procure uma terapia que se adeque as suas necessidades e a sua demanda. Muitas vezes a terapia que você procura não se adequa, ou o estilo do psicoterapeuta não se adequa.
Qual a sua abordagem?
A minha abordagem é baseada nas terapias comportamentais. Acreditamos que é possível entender a partir do modelo cognitivo comportamental como as pessoas interpretam as situações da vida, e a partir disso mapear os padrões disfuncionais, aplicando diversas técnicas para modificar esses padrões.